Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Esfoliação Capilar - Seus fios agradecem!

Os processos químicos nos cabelos e o uso de cosméticos como leave-in, óleos, cremes para pentear e etc., acabam deixando o couro cabeludo com resíduos desses produtos, provocando caspas e até descamação do couro cabeludo. E o que fazer para evitar? Esfoliação capilar!
Essa esfoliação é feita no couro cabeludo e, assim como na pele, promove um limpeza mais profunda, do bulbo capilar, eliminando a oleosidade, caspas e resíduos de produtos que se acumulam no couro cabeludo. Com a desobstrução dos poros, fica mais fácil dos nutrientes chegarem aos fios e isso ajuda no crescimento dos cabelos e em seu brilho e sedosidade.
Mas calma! Antes que você faça essa esfoliação é importante saber que ela não pode ser feita em toda lavagem. Deve ser realizada no máximo uma vez por semana, mas o ideal é de 15 em 15 dias. Isso porque a esfoliação feita muitas vezes pode irritar o couro cabeludo, provocando feridas.
Os cabelos mais indicados são os oleosos. Em cabelos secos recomenda-se a esfoliação uma vez por mês (o processo de esfoliação retira a oleosidade do fio e isso deixa os cabelos secos ainda mais secos).
*Faça a esfoliação no mesmo dia da hidratação, isso potencializa a absorção dos nutrientes e evita que o cabelo fique seco.
Dito isso, vamos ao que interessa!
Você pode fazer essa esfoliação capilar em bons salões que ofereçam esse serviço, em casa com produtos que estão à venda para essa finalidade ou fazer você mesma o seu esfoliante.

Abaixo algumas opções de produtos para esfoliação capilar:
*Siga instruções de uso do fabricante.





Se você quiser, pode fazer seu próprio esfoliante capilar. Seguem abaixo algumas receitas:


  • Com iogurte e açúcar: Misture um colher (sopa) de açúcar cristal e uma colher (sopa) de iogurte natural. Aplique nos cabelos úmidos, massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos (não use as unhas!). Deixe agir por 2 minutos. Enxague e lave o cabelo como de costume. 
  • Açúcar cristal e shampoo: Em um recipiente, misture duas colheres de sopa de açúcar ao seu shampoo (quantidade um pouco maior do que a que você costuma usar). Aplique nos cabelos molhados, como se estivesse lavando o cabelo normalmente, mas sem passar no comprimento dos cabelos, dando mais atenção ao couro cabeludo e massageando suavemente por alguns instantes. Enxague. Repita o shampoo, desta vez sem o açúcar. Lave como de costume.
  • Maracujá: bata no liquidificador um maracujá inteiro. Aplique nos cabelos úmidos e massageie por 2 minutos. Enxague. Lave como de costume.
  • Suco de limão e açúcar refinado. Esprema um limão e adicione açúcar refinado até que se obtenha uma mistura cremosa. Aplique nos cabelos úmidos, massageie por 2 minutos. Enxague e lave os cabelos como de costume.
* Caso tenha cabelos longos e/ou cheio, aumente as porções indicadas, proporcionalmente.

São muitas as opções para que você faça a esfoliação capilar. Escolha a que mais te agrada!

Nenhum comentário: